sábado, 22 de agosto de 2015

Ponto turístico: Pico do Jaraguá

               
                  
                   
Uma linda foto de um Piquenique no Pico do Jaraguá em São Paulo/SP em 1914



   O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da Grande São Paulo, com 1.350m de altitude. No cume, há uma infra estrutura voltada ao lazer e turismo, com lanchonete, central de apoio ao turista, feira artesanal (aos domingos), entre outras atrações. 
   O mais impressionante é sua vista panorâmica: a cidade, em toda a sua extensão, de norte a sul, leste a oeste. Avista-se de Osasco (região oeste) a Guarulhos (região leste), e ainda é possível observar a Serra do Mar em dias mais claros. Dispõe de vias para escaladas e trilhas, com diversos graus de dificuldade, onde é possível observar animais silvestres, como macacos e várias espécies de aves.

  Conta a história, que se tem do local é que nele estava estabelecido o português Afonso Sardinha, bandeirante, caçador de índios, traficante, que descobriu vestígios de ouro no ribeirão Itaí, no pico, por volta de 1580. No entanto, como os índios dominavam a região, travaram-se numerosas guerras contra os nativos da terra. A mineração, portanto, só teve início dez anos depois.O ouro do Jaraguá foi explorado até o esgotamento, no século XIX. Os garimpeiros deixaram visíveis marcas de sulcos e escavações nas rochas do pico.

 
   Em 1946, a Prefeitura de São Paulo transformou o pico do Jaraguá em ponto turístico da cidade. Em 1961, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, onde os visitantes podem conhecer as pias de lavagem manual do ouro ao lado das ruínas do grande casarão do próprio Afonso Sardinha. Esse parque foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) em 1983.

   Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.

   Ainda hoje existem na entrada do Parque do Pico do Jaraguá uma aldeia formada pelos descendentes de tribos indígenas que moram no local, porém estão em total estado de penúria.


    


    




   O parque conta com várias trilhas, como a Trilha do Pai Zé, que entre a vegetação atlântica leva ao topo, Trilha da Bica e Trilha do Silêncio (especialmente desenvolvida e instalada para passeio com grupos de terceira idade, e portadores de necessidades especiais).

Existe uma estrada asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) que leva ao pico com a extensão de 5.356 metros de comprimento, que inicia na rodovia Anhanguera e termina no topo.
  

                     Ficheiro:Pico do Jaragua.jpg                                            

                        
Foto tirada de um avião

Nenhum comentário:

Postar um comentário