A estação foi inaugurada pela SPR
em 1 de outubro de 1891, com o nome de Taipas (a estação
ficou popularmente conhecida como Parada de Taipas). Na década de 40, teve o nome alterado para Jaraguá devido
ao fato de ter havido um posto telégrafo com esse nome não muito longe dali.
Em 1947, as linhas da SPR são incorporadas pelo
governo federal por meio da estatal EFSJ. Apesar de passar por várias
administrações federais, a estação não sofreu nenhuma melhoria, sendo que nas
décadas de 70 e 80 as linhas estavam cada vez mais sucateadas. O sucateamento
dos sistemas de trens de subúrbio culminou em revolta de seus usuários, que
iniciaram depredações que atingiram várias estações, dentre elas Jaraguá que
foi incendiada em 28 de outubro de 1983.
No ano seguinte, a estação é reformada e o sistema de
trens de subúrbio é repassado para outra empresa federal (a CBTU).
Desde 1994 a estação é administrada pela CPTM.
Atualmente foi anunciada a reconstrução de várias estações, dentre elas a
estação Jaraguá.
A estação Jaraguá é a única da CPTM que possui plataformas construídas em locais diferentes. A estação é dividida pela Estrada de Taipas.
Foto da estação quando ainda se chamava Taipas.
Incêndio provocado pelos usuários em 1983.
Foto tirada em 1984 após a reforma.
Foto tirada na década de 90.
Foto tirada em 2004.
Em março de 2010 o bairro do Jaraguá teve
a entrega do segundo viaduto que deu um fim à passagem de nível sobre a
estação Jaraguá da CPTM. Hoje o viaduto liga a Rua Jerimanduba à
Estrada de Taipas, com duas pistas com duas faixas por sentido, num
fluxo estimado de 2500 carros por hora. Na dia da inauguração, muita festa.
No 1º semestre desse ano iniciou-se a construção da nova estação de trem do Jaraguá.
A
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), como parte do plano
de expansão do transporte metropolitano, irá reconstruir a estação
Jaraguá de trem. A atual estação, que
pertence à Linha 7-Rubi (Luz - Francisco Morato), é tombada como
patrimônio histórico de São Paulo e, portanto, não pode receber as obras
de modernização e acessibilidade.
Segundo
a assessoria de imprensa da CPTM, o projeto é orçado em R$ 39,4 milhões
e deve durar 24 meses. O novo edifício será construído ao lado da atual estação e terá
plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de
acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braille,
corrimãos e rampas adequadas, sanitários exclusivos para pessoas com
deficiência ou mobilidade reduzida).
A
atual estação do Jaraguá tem 120 anos e possui uma arquitetura
inspirada nas estações da Inglaterra. Até a conclusão das obras da nova
estação, vai atender aos usuários. Após este período, terá uma nova
vocação, ainda não definida.
O
tombamento, determinado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico
Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), foi publicado no
Diário Oficial da União, em 17 de julho de 2010. Apesar do tempo, muitos
moradores da região ainda desconhecem o fato.
Obras da nova estação do Jaraguá- ago/2014
Obras da nova estação do Jaraguá- jun/2015
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